Colégio Integração é destaque no desfile comemorativo aos 196 anos de Ponta Grossa

Autores: coordenadores pedagógicos Tiago Augusto Barbosa e Amanda Weridyana Uller

A criação de uma escola com identidade própria, diferente das demais, sempre foi o sonho dos proprietários Waldir e Adriana Uller, ambos educadores a mais de 30 anos, com formação específica até nível de doutorado, e atuando da educação infantil à pós-graduação, em redes públicas e privadas, do Estado do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 
Ambos idealizavam uma instituição com um trabalho pautado na dedicação, carinho e amor para com os alunos, buscando formá-los para a atuação consciente na sociedade, criando verdadeiros cidadãos. Este interesse se intensificou quando precisaram buscar uma escola para aprimorar a educação da filha que estava com três anos, rumo à alfabetização. Foi aí que resolveram criar a instituição ideal para seus princípios e propósitos, o de formar crianças e jovens imponderados não só de conhecimentos científicos, mas também de valores humanos capazes de garantir uma educação integral. 

Surgiu então o Centro de Educação Infantil Integração, que deriva não só de “união”, mas também de “íntegra ação”, e naquela época também carregava a derivação: Primeiros Passos, por só atuar com os pequenos, e entendendo que toda trajetória começa com os primeiros passos. Em dois anos este se tornou escola, e em oito, recebeu a atual denominação de “Colégio Integração”, passando a atuar desde o berçário até o cursinho pré-vestibular. Hoje, já próximo de seus 20 anos, o Colégio conta com sede própria, de mais de 6.000 m2, situada no Jardim Estrela do Lago, Bairro de Oficinas, com uma localização privilegiada não só pela condição de pouco movimento e fácil escoamento, mas também por estar diante da mais bela visão do Lago de Olarias, que o presenteia com esta vizinhança. 

Além de sua enorme estrutura física, composta de mais de 30 salas de aula, laboratórios, salão de festas, centro cultural e esportivo, com espaços adequados, o Colégio Integração vem sendo conhecido e reconhecido pela sociedade, principalmente por seu trabalho e brilhantes resultados nas maratonas intelectuais, olimpíadas científicas e vestibulares, já tendo seus primeiros alunos atuando como profissionais nas mais diferentes áreas, de norte a sul do país e também no exterior. 

Para complementar a formação básica científica, o Colégio atua com a Metodologia OPEE, trabalhando com a educação emocional dos alunos e também autonomia para a construção de seus projetos de vida. Oferece ainda em seu Centro Cultural aprimoramento em idiomas inglês e espanhol, música, fanfarra, teatro, ballet clássico, dança moderna, CTG e Robótica. São ofertados treinamentos esportivos nas mais diversas modalidades, o que tem projetado as equipes sobretudo nos campeonatos municipais, conquistando em 2019 a segunda colocação geral no JEM com 31 troféus, bem como nos jogos escolares estaduais, nacionais, sulamericanos onde já são colecionados troféus e medalhas de ouro e até mundiais, onde também estamos no podium. 

Embora tendo vários atletas com mais de 8 medalhas de ouro em um único ano, o destaque especial está para Brenda Stephani Garret, que sempre foi aluna do colégio, atualmente é faixa preta no Karatê, membro da seleção brasileira, tendo como conquistas mais elevadas a prata em 2018 em Marrocos, e o bronze em 2019 na Hungria, onde foi a única paranaense convocada. Todas essas conquistas motivaram o mais novo investimento da instituição, a adequação do prédio antigo para o Ginásio de Esportes Integração. 

A parceria com o Sistema FTD de Ensino, garante a maior qualidade em material didático, capacitação dos profissionais e acompanhamento individualizado do desenvolvimento de cada aluno através de plataformas digitais e simulados preparatórios, o que tem fundamentado o nosso slogam que a Melhor Aprovação é no Integração, pois aqui potencializamos talentos e aceleramos resultados.

Este foi o discurso do desfile do Colégio Integração, no dia 15 de setembro, aniversário da cidade. O qual foi um sucesso, contando com a participação de grande parte de sua equipe de profissionais e educandos. Além disso, destacamo que foi nosso primeiro ano de apresentação com a nossa fanfarra própria, que arrasou, juntamente com as balizas e o corpo coreográfico que complementaram a beleza com suas coreografias.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo as vogais de forma lúdica

A importância da adaptação e inovação curricular no processo de inclusão