Ellos hablan español

Autora: professora Mariane Carbonar e coordenadora Amanda Weridyana Uller

É de grande importância ressaltar que a língua espanhola, é classificada como sendo a segunda língua mais falada no mundo, por número de habitantes, ficando atrás do chinês, e na parte da comunicação internacional, perde para o inglês. Mesmo assim, é classificada como fundamental para os aspectos da cultura, negócios e/ou setor financeiro e político, tendo uma posição determinante no cenário mundial. Essas questões direcionam as pessoas e despertam o interesse maior em aprender a língua, principalmente por, em alguns aspectos, se aproximar do português, por isso, muitos brasileiros optam por aprender este idioma.

Para demonstrar a importância e a riqueza da língua espanhola o Colégio Integração realizou um trabalho didático junto aos alunos. Assim, por exemplo, as turmas dos Terceiros Anos A e B do Ensino Fundamental I, desenvolveram um trabalho para oportunizar um maior  contato com informações culturais dos países hispanofalantes.

O trabalho foi elaborado porque acreditamos que, além dos conhecimentos linguísticos sobre uma segunda língua, também é de extrema importância que os discentes saibam reconhecer as peculiaridades de cada país estudado, adquirindo assim conhecimentos a cerca das diversidades ou dos hibridismos culturais presentes na língua materna e na segunda língua proposta. 

Como metodologia, os estudantes foram orientados a fazer uma pesquisa prévia sobre algum país que tivesse como Língua Oficial o Espanhol. Num segundo momento, a professora de língua estrangeira, Mariane Carbonar, juntamente com as professoras regentes das turmas do 3° A e B, Adriane Alves e Renata Franco, respectivamente, convidaram os alunos a se dirigirem  até a sala de artes do Colégio Integração para que criassem por meio um "varal das bandeiras" dos países hispanofalantes presentes na América do Sul, exercitando a interdisciplinaridade em conjunto com as disciplinas de Artes, História, Geografia e Língua Portuguesa. 

Para a realização desta atividade artística foi disponibilizado aos alunos além das bandeiras dos países, diversos materiais como: retalhos de E.V.A, colas coloridas, pincéis, glitters, tintas e materiais recicláveis.
Como resultados pudemos prestigiar, além de um conhecimento mais enfático sobre o conteúdo e um maior interesse por parte dos alunos pela disciplina, uma troca de experiências sobre os países pesquisados, uma livre expressão por meio das manifestações artísticas na confecção das bandeiras. Pode-se perceber que através de uma proposta lúdica para o aprendizado da Língua Estrangeira (Espanhol) o aprendizado se torna mais prazeroso, havendo fixação do conteúdo abordado.



Comentários

  1. Excelente trabajo realizado por las profesoras. Es muy interesante saber que hay personas dispuestas a divulgar la lengua de Cervantes y que lo hacen a perfección. Soy maestro de español a más de 13 años en la ciudad y me siento animado a continuar enseñando después que leo un reportaje como éste. ¡Adelante, hablando se entiende la gente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo as vogais de forma lúdica

Colégio Integração é destaque no desfile comemorativo aos 196 anos de Ponta Grossa

A importância da adaptação e inovação curricular no processo de inclusão