Semana do Meio Ambiente

Autoras: coordenadora Amanda Weridyana Uller e professora Letícia Mainardes

Na primeira semana do mês de junho, comemoramos a Semana do Meio Ambiente, mais especificamente no dia 05/06. Para marcar essa data tão importante, as turmas do Colégio Integração, juntamente com seus professores prepararam várias atividades diferenciadas sobre ela. O objetivo das mesmas foi o de envolver os educandos em projetos que buscam não só a conscientização da importância da preservação do planeta, mas da ação de cada um através do não-desperdício, do reaproveitamento de matéria-prima da reciclagem do lixo e do consumo consciente. 

O importante é destacar que o projeto almeja despertar nos alunos a consciência de conhecer e vivenciar a educação ambiental, mostrando sua importância para o nosso planeta, dando enfoque à problemática dos resíduos sólidos e a possibilidade de uma das soluções oferecidas pela reciclagem. Desta forma, foi abordada a problemática dos resíduos sólidos (lixo) despertando para o cuidado ambiental ao ensinar aos alunos a importância dos “3R”- redução, reutilização e reciclagem. Os alunos aprenderam a reaproveitar materiais descartáveis criando objetos úteis para o seu dia-a-dia e foram instigados a utilizar os conhecimentos adquiridos para o bem-estar de sua vida e do meio ambiente, propiciando melhores condições de vida.

Dentre as diversas atividades, foram confeccionamos brinquedos com os materiais reciclados, inclusive um porquinho para colocar moedas.  A partir deste foi abordado também o conteúdo de matemática financeira. Montaram cartazes destacando a importância do meio ambiente; discutiram em rodas de conversa sobre os diversos tipos de destruição, agressão e degradação do meio ambiente e como podem evitar esse desrespeito. As professoras trabalharam a importância das árvores para o meio ambiente, ressaltando que são elas que reduzem a poluição sonora e os ventos, mantendo umidade do ar e chuvas regulares, fornecem base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos, promovem saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes, entre outras coisas. 

Através do estudo sobre as árvores, os segundos anos do fundamental I, por exemplo, desenvolveram a atividade de plantar sementinhas de alpiste dentro do copinho de iogurte, para acompanhar todo o processo de desenvolvimento.

No projeto podemos verificar que os educandos despertaram a curiosidade ao fazer cada trabalho artístico. Aguçaram seus pensamentos e criticidade, através dos debates. Sanaram suas dúvidas e contribuíram com seus conhecimentos. As atividades tiveram um resultado esplêndido e agregaram vários saberes a cada criança que participou. Desta forma, o Colégio Integração brinda o meio ambiente.











































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo as vogais de forma lúdica

Colégio Integração é destaque no desfile comemorativo aos 196 anos de Ponta Grossa

A importância da adaptação e inovação curricular no processo de inclusão