TRABALHO DE CAMPO EM CARAMBEÍ-PR

Autor: professor Pedro Crist, Geografia, 2º ano do Ensino Médio

Os alunos da 2ª série do ensino médio do Colégio realizaram uma visita ao Parque Histórico de Carambeí acompanhados pelo professor Pedro Crist (Geografia). O objetivo da visita centrava-se no aprofundamento de conteúdos trabalhados em sala de aula, como por exemplo, os processos migratórios, a constituição da população brasileira e a agropecuária nacional. 

Durante a visita, os alunos puderam entender os motivos que levaram os holandeses a deixar seu país de origem e a trajetória que os trouxe até a região dos Campos Gerais do Paraná, especificamente em Carambeí. No Parque Histórico, foi possível o contato com o modo de vida dos primeiros imigrantes a partir das representações do cotidiano materializadas em réplicas e materiais de coleção. Foi possível também compreender como foi o processo de evolução da comunidade holandesa, como que aprenderam a lidar com o solo da região, a manejar o gado entre os aspectos. O que mais chama a atenção quando se trata da imigração holandesa em Carambeí é o cooperativismo e isso é muito evidenciado no Parque por meio dos artefatos e histórias que remetem à criação da Cooperativa Batavo. 

Embora o foco seja a imigração holandesa, no museu é destacada a presença de outros grupos étnicos como os indonésios, portugueses, italianos, alemães entre outros. 

Durante e após a visita os alunos demonstraram reconhecer a importância dos outros grupos étnicos, mas que a imigração holandesa foi fundamental para a formação socioespacial e socioeconômica do município. 

Ao término do trabalho de campo, os alunos destacaram a importância dessas práticas pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem e solicitaram que sejam feitas com maior frequência. Há de se ressaltar a integração dos alunos durante a atividade e o exemplar comportamento e comprometimento.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo as vogais de forma lúdica

Colégio Integração é destaque no desfile comemorativo aos 196 anos de Ponta Grossa

A importância da adaptação e inovação curricular no processo de inclusão