Vaso de Cimento Hexagonal, Uma Experência Matemática

AUTORA
Mariana Andrade de Oliveira Vieira, 5º ano

ORIENTAÇÃO
Coordenadora Amanda Weridyana Uller

CORREÇÃO
Igor Antônio Barreto

Os cachepôs são considerados como um objeto de intuito decorativo e prático para casas ou ambientes de uma forma geral, podendo ser interno ou externo. Podem ter inúmeras utilidades e ter diferentes tamanhos, formas, cores, modelos, desenhos e afins.

Desta forma, foi identificado que as suas diferentes formas podem contribuir para o ensino matemático, visto que ele possui formas de sólidos geométricos e podem ser usado como exemplo de um ou para contribuir para o ensino prático de construção de uma figura plana em um sólido geométrico, utilizando os seus principais elementos.

Os sólidos geométricos são objetos que possuem largura, comprimento e altura, assim compreendidos como sendo tridimensionais. Além disso, os sólidos também são constituídos por alguns elementos, os principais são conhecidos como: faces, arestas e vértices e são classificados como poliedros ou não poliedros, onde se agrupam os corpos redondos. Sabe-se também que o sólido possui uma representação espacial e sua representação planificada. E uma outra curiosidade sobre eles é que as suas características predominantes são as que normalmente determinam o seu nome.

Pensando em deixar esse conteúdo mais interessante aos alunos, a professora desenvolveu um projeto relacionando os sólidos geométricos, a matemática e a questão artística. Os objetivos e intuitos dessa prática são recortar e montar os sólidos geométricos, percepção da presença dos sólidos geométricos em nosso dia a dia e retomar os conceitos dos elementos que compõe os sólidos geométricos.

O desenvolvimento desta atividade lúdica se deu ao estudarmos os sólidos geométricos, em especial os poliedros, intensificamos nossos estudos em compreender os elementos: vértices, faces e arestas. Por meio deles construímos um molde a partir da planificação de poliedro com 11 faces, após utilizamos uma caixa de leite vazia, limpa e planificada para modelar o sólido.

Em seguida com o uso de fita durex larga unimos as arestas e os alunos perceberam como é importante a precisão dos comprimentos das arestas para que o sólido não tivesse falhas na sua construção.

Ao finalizarmos a união das arestas e vértices os alunos puderam compreender o conceito de volume, pois preenchemos o interior do poliedro construído com cimento.

O resultado desta atividade foi satisfatório visto que a professora atingiu todos os objetivos e conseguiu fazer com que os alunos compreendessem o conteúdo e a prática desse, possibilitando de forma com que eles visualizassem o conteúdo no cotidiano.









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