No mundo do faz de conta: Hora do espetáculo

AUTORA
Professora Elena Maria Dombrovski, 1º ano A

ORIENTAÇÃO
Coordenadora Amanda Weridyana Uller

CORREÇÃO
Igor Antônio Barreto

Sabe-se que é de suma importância fazer com que os alunos aprendam de uma forma lúdica e coloquem em prática seus gostos pela aprendizagem, com isso no decorrer do terceiro bimestre os alunos do primeiro ano A do Colégio Integração, juntamente com seus familiares, fizeram com que o faz de conta acontecesse diante da disciplina de artes com o tema: hora do espetáculo, onde foram abordadas questões sobre o reconhecimento da encenação e a simulação de brincadeiras como o “faz de conta”, assim puderam identificar os objetos do cotidiano na qual adquirem novos significados para compor o cenário em que vivenciam.

Além da diversão que ocorreu durante o processo de ensino aprendizagem, o faz de conta fez com que os alunos aprendessem muito sobre si mesmas e o mundo que está a sua volta.

O processo de imaginar é muito importante para o desenvolvimento da criança, poque através dele a criança aprende muito sobre si mesma e também sobre as relações com outras pessoas podendo assim aprender lições importantes para o decorrer de sua vida, enfrentar seus medos, resolver seus problemas, ampliar sua linguagem e comunicação com o meio social em que vive.

De acordo com pesquisas a participação das crianças em brincadeiras de faz de conta, trás muitos benefícios, fazendo com que as mesmas aumentem o uso da linguagem e interajam melhor com as outras pessoas estimulando assim a empatia e a noção do ponto de vista, mostrando-lhes que o seu ponto de vista não é o único no mundo, fazendo assim com que o respeito pela opinião do próximo se torne um hábito diário.

Com isso os alunos do 1º ano A juntamente com seus familiares deram asas a imaginação e desenvolveram um ótimo trabalho referente ao faz de conta, dando ênfase ao conteúdo de arte, sobre a hora do espetáculo, onde os alunos aprenderam sobre as peças teatrais, na qual como atividade pedagógica foi proposto aos mesmos que criassem um fantoche de mão, com a finalidade de usar a imaginação e aprofundar-se no mundo de faz de conta criando sua própria peça teatral com a referida criação dos fantoches. Os estudantes trouxeram até o colégio seus respectivos fantoches com o intuito de mostrar aos colegas o trabalho confeccionado e dar o nome para os seus personagens, estimulando assim a criatividade dos mesmos.

Como recurso didático utilizamos a tecnologia das câmeras que adentrou em nossas vidas tão depressa, nesse momento pandêmico em que vivemos.

A atividade foi realizada com muito sucesso, os alunos entraram no mundo do faz de conta e criaram peças teatrais incríveis com as quais ficaram super empolgados e sentiram-se empoderados diante das câmeras e a animação tomou conta do espaço escolar, onde os alunos puderam assistir aos vídeos dos outros colegas. Os alunos sentiram-se muito orgulhosos ao término da atividade.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo as vogais de forma lúdica

Colégio Integração é destaque no desfile comemorativo aos 196 anos de Ponta Grossa

A importância da adaptação e inovação curricular no processo de inclusão