Páscoa Significativa Integração

Professoras Adriane Alves, Elena Maria Dombrovisk e Renata Franco, 1°, 2° e 3° anos. Coordenação: Amanda Weridyana Uller. Colégio Integração

Os alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do Colégio Integração, durante o mês de abril, participaram do projeto Páscoa Significativa Integração, onde foi realizado uma semana de atividades direcionadas à data comemorativa da Páscoa.

As professoras do 1°, 2° e 3° ano trabalharam vários aspectos relacionado a essa data. Foi feito um trabalho interdisciplinar, pois foi possível abranger vários conteúdos.

O projeto foi desenvolvido na semana do dia 03 à 06 de abril de 2023.

Para dar início ao projeto as professoras questionaram os alunos sobre o tema, assim colhendo seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Alguns questionamentos foram feitos, por exemplo: O que vocês compreendem sobre a páscoa? Qual animal aparece nessa época? O que ele traz? Após esse momento de roda de conversa, foi realizado a contação de história do livro: “O coelhinho que não era da Páscoa” de Ruth Rocha.

Através da leitura do livro, foi realizado com os estudantes a interpretação do texto lido. O livro contava a história de um coelhinho que não queria ser coelho da páscoa, porém salvou a páscoa de sua família e amigos, produzindo seu próprio chocolate.

Aproveitando a história lida no dia anterior, as professoras puderam realizar uma culinária com os alunos. Onde foi realizado um bombom de leite ninho. Cada aluno produziu seu próprio doce e embalaram o mesmo, nas embalagens enfeitadas por eles. Assim, se pode explorar o gênero textual receita e observar como é estruturado esse tipo de texto.

No terceiro momento foi trabalhado a questão histórica da páscoa, explanando com as crianças a localização geográfica, porque comemoramos essa data e como registro foi trabalhado os símbolos pascais. Cada professora explicou o significado dos símbolos pascais um a um e em seguida os alunos realizaram uma atividade em folha sobre o assunto.

O 4° momento foi marcada por uma atividade, onde os estudantes iriam estudar o animal que aparece na páscoa, o coelho. Cada turma deveriam adotar por um dia um coelho em sala de aula, alimentando-o , dando água e fazendo a limpeza do ambiente do coelhinho. Nessa aula foi explorado o tipo de alimentação do coelho, sua classificação, forma de locomoção do animal, entre outros aspectos. Aproveitando esse momento, foi explorado com os alunos a importância da alimentação saudável, onde foi oferecido aos alunos o legume que o coelho come, a cenoura.

Para finalizar o projeto foi realizado o amigo secreto chocolate, onde os alunos trouxeram para o colégio uma caixa de bombom e partilharam entre eles. Aproveitando o momento foi destinado parte dos bombons da caixa de cada estudante a uma instituição para doação. Cada aluno escreveu uma pequena carta a criança que receberia a doação dos chocolates.

Relato do professor:

Esse projeto foi bastante rico, pois pode-se trabalhar diversos aspectos e conteúdos em apenas uma data comemorativa. Essa interdisciplinaridade se faz importante, pois os alunos aprendem vários assuntos em apenas uma atividade proposta. Tendo em vista, que foi trabalhado nos alunos a real importância do verdadeiro sentido da páscoa em suas vidas.

Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos ficaram bastante animados com as atividades propostas. Destacando o momento em que os mesmos deveriam alimentar e cuidar do coelho e puderam observá-lo de perto.

Sendo assim, a semana foi prazerosa e cheia de aprendizados que com certeza os estudantes não irão esquecer. Pois foram atividades dinâmicas e práticas onde eles foram os protagonistas.
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo as vogais de forma lúdica

Colégio Integração é destaque no desfile comemorativo aos 196 anos de Ponta Grossa

A importância da adaptação e inovação curricular no processo de inclusão