Ellos hablan español

Autora: professora Mariane Carbonar e coordenadora Amanda Weridyana Uller

É de grande importância ressaltar que a língua espanhola, é classificada como sendo a segunda língua mais falada no mundo, por número de habitantes, ficando atrás do chinês, e na parte da comunicação internacional, perde para o inglês. Mesmo assim, é classificada como fundamental para os aspectos da cultura, negócios e/ou setor financeiro e político, tendo uma posição determinante no cenário mundial. Essas questões direcionam as pessoas e despertam o interesse maior em aprender a língua, principalmente por, em alguns aspectos, se aproximar do português, por isso, muitos brasileiros optam por aprender este idioma.

Para demonstrar a importância e a riqueza da língua espanhola o Colégio Integração realizou um trabalho didático junto aos alunos. Assim, por exemplo, as turmas dos Terceiros Anos A e B do Ensino Fundamental I, desenvolveram um trabalho para oportunizar um maior  contato com informações culturais dos países hispanofalantes.

O trabalho foi elaborado porque acreditamos que, além dos conhecimentos linguísticos sobre uma segunda língua, também é de extrema importância que os discentes saibam reconhecer as peculiaridades de cada país estudado, adquirindo assim conhecimentos a cerca das diversidades ou dos hibridismos culturais presentes na língua materna e na segunda língua proposta. 

Como metodologia, os estudantes foram orientados a fazer uma pesquisa prévia sobre algum país que tivesse como Língua Oficial o Espanhol. Num segundo momento, a professora de língua estrangeira, Mariane Carbonar, juntamente com as professoras regentes das turmas do 3° A e B, Adriane Alves e Renata Franco, respectivamente, convidaram os alunos a se dirigirem  até a sala de artes do Colégio Integração para que criassem por meio um "varal das bandeiras" dos países hispanofalantes presentes na América do Sul, exercitando a interdisciplinaridade em conjunto com as disciplinas de Artes, História, Geografia e Língua Portuguesa. 

Para a realização desta atividade artística foi disponibilizado aos alunos além das bandeiras dos países, diversos materiais como: retalhos de E.V.A, colas coloridas, pincéis, glitters, tintas e materiais recicláveis.
Como resultados pudemos prestigiar, além de um conhecimento mais enfático sobre o conteúdo e um maior interesse por parte dos alunos pela disciplina, uma troca de experiências sobre os países pesquisados, uma livre expressão por meio das manifestações artísticas na confecção das bandeiras. Pode-se perceber que através de uma proposta lúdica para o aprendizado da Língua Estrangeira (Espanhol) o aprendizado se torna mais prazeroso, havendo fixação do conteúdo abordado.



Comentários

  1. Excelente trabajo realizado por las profesoras. Es muy interesante saber que hay personas dispuestas a divulgar la lengua de Cervantes y que lo hacen a perfección. Soy maestro de español a más de 13 años en la ciudad y me siento animado a continuar enseñando después que leo un reportaje como éste. ¡Adelante, hablando se entiende la gente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colégio Integração é destaque no desfile comemorativo aos 196 anos de Ponta Grossa

A importância da adaptação e inovação curricular no processo de inclusão

DIA DA ÁRVORE