Boliche dos Números

Autora: coordenadora pedagógica Amanda Weridyana Uller.

A Educação Infantil, etapa obrigatória a partir dos quatro anos de idade, tem fundamental importância para desenvolver nas crianças a prontidão para a alfabetização, trabalhando com atividades que forneçam os mais variados estímulos para aprimorar a coordenação motora fina e grossa, aperfeiçoar a imaginação com a contação de histórias, ampliar o ambiente lúdico com as diversas brincadeiras, propiciar a experimentação e descobertas que provoquem a curiosidade e criatividade, desenvolver e estimular o aumento das capacidades e potencialidades sociais, físicas, cognitivas e emocionais.
Sabedores da importância da Educação Infantil, O Colégio Integração, juntamente com sua equipe pedagógica, desenvolveu na turma do pré I, também chamada por infantil IV, uma atividade intitulada de “boliche dos Números” com vistas a construir várias conceitos, trabalhando as questões de expressão oral e escrita, reconhecimento das letras e números, construindo a noção de quantidades, utilizando da contagem oral nas brincadeiras e descrição do processo percorrido na brincadeira. A Professora da turma Milena Garcias Sovinski, criou o jogo juntamente com suas auxiliares de sala Jéssica Dimbarre e Amanda Rafaelly Antunes. 

O Jogo tinha como objetivo fazer com que as crianças aprendessem de uma forma lúdica, ou seja, construir o conhecimento e relembrar saberes através de brincadeiras. Ao final do processo do decurso da atividade, verificou-se que os objetivos foram alcançados com a construção dos conceitos numéricos, a ampliação do pensamento numérico e a integração e colaboração dos alunos na construção de materiais para a realização do jogo.

Além de ter sido uma atividade lúdica com fins pedagógicos, foi notório o envolvimento e a vibração dos alunos na construção do próprio material para a brincadeira e consequente empolgação com o aprendizado construído. Fica a dica, uma atividade simples, mas de retorno grandioso no processo de construção do conhecimento do aluno e de aprendizagem para o professor, pois, que ensina percebe que de repente aprende.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo as vogais de forma lúdica

Colégio Integração é destaque no desfile comemorativo aos 196 anos de Ponta Grossa

A importância da adaptação e inovação curricular no processo de inclusão