COLÉGIO INTEGRAÇÃO RECEBE VISITA DE PSICOTERAPEUTA AUTOR DE METODOLOGIA OPEE

Autor: diretor Waldir Uller

No dia 14 de maio, em ocasião de que o pesquisador e psicoterapeuta Leo Fraiman esteve em Ponta Grossa para ministrar uma palestra sobre a Ciência da Emoção, o mesmo fez a gentileza de agraciar gestores, profissionais e alunos do Colégio Integração, que há dois anos desenvolvem junto ao seu trabalho curricular as propostas da Metodologia OPEE, desde a Educação Infantil. 

O respectivo profissional atua na área há 25 anos, sendo autor de mais de 20 livros, e ministrante de palestras em diversas localidades do Brasil e do exterior, além de participar de programas de rádio, TV, e canais da internet. Membro convidado a participar de conselhos nacionais e mundiais de educação. Sua metodologia implantada no Colégio Integração foi apresentada através de um dos eventos para gestores do Sistema de Ensino FTD, adotado pela instituição, e como era totalmente compatível com a filosofia da escola, sendo inclusive tema de pesquisa de doutorado do Diretor, antes mesmo de conhecer o trabalho do autor, esta foi de imediato implantada. 

Atualmente, ambos já se conhecem, sendo os dois pesquisadores Waldir Uller e Léo Fraiman, formados pela USP, atuando com questões de afetividade, cognição e projeto de vida. Deste modo, o material que apresenta a metodologia aos alunos, atende demandas atuais que muito preocupam pais e educadores, no tocante ao suporte para a inteligência emocional, trabalhando sobretudo o fortalecimento da auto estima, sem privar dos limites essenciais quanto ao uso de celular, consumo desenfreado de coisas desnecessárias, valores importantes nos relacionamentos com as pessoas principalmente da família e do convívio cotidiano, desenvolvimento de responsabilidades para obter a independência e a maturidade, e ainda uma ampla discussão sobre as articulações e flexibilizações profissionais nos mais variados campos, característica marcante no contexto atual.  

A ocorrência da visita gerou no ambiente bastante entusiasmo por parte das crianças e profissionais que atuam com a proposta, com muito interesse aliás, e na ocasião todos ficaram radiantes de alegria, querendo transmitir o contentamento e gratidão por tamanha preocupação com o bem-estar das crianças e jovens, expresso através de seus materiais e temas abordados. 

O período na instituição foi um tanto curto, mas permitiu este contato breve com alguns de nossos alunos, que estavam em horário de estudo no período da tarde, e também a troca de informações sobre o trabalho desenvolvido no Colégio, além da sinalização sobre novas propostas que estão sendo delineadas pelo autor, trazendo contribuição para ambos. 

Segundo gestores, esta possibilidade de um contato pessoal na própria casa (o Colégio), conferiu ao autor ainda mais prestígio, demonstrando a total abertura de proximidade para a troca de reflexões e experiências, de modo a contribuir para enriquecer o trabalho escolar que prima pela excelência.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo as vogais de forma lúdica

Colégio Integração é destaque no desfile comemorativo aos 196 anos de Ponta Grossa

A importância da adaptação e inovação curricular no processo de inclusão