Visita a Biblioteca Alfredo Bertoldo Klass

Autoras: coordenadora Amanda Weridyana Uller e bibliotecária Juliana de França Monteiro

Pensando na importância da formação integral dos seus alunos, o Colégio Integração proporciona semanalmente uma visita a Biblioteca Alfredo Bertoldo Klass. Nesta passagem semanal pela biblioteca os alunos participam da contação de histórias (coordenada pela bibliotecária Juliana de França Monteiro) e selecionam livros adaptados a sua faixa etária, para levarem para casa e fazerem a leitura e fichamento, junto com seus familiares. Os livrinhos ficam numa “Sacola Mágica”, uma bolsinha que é levada para casa com o livro e a ficha de leitura. Esta é organizada pela professora de cada turma e o objetivo deste projeto é propiciar o encontro da família, desligando as mídias e encontrando outras formas de lazer, fortalecendo as relações e os laços familiares entre pais e filhos. 
É importante ressaltar que a leitura favorece e reforça o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora o vocabulário, ajuda a formular e organizar uma linha de pensamento, estimula a criticidade, aguça a capacidade de argumentação e, consequentemente aperfeiçoa a construção textual. O hábito de ler deve ser estimulado desde a infância para despertar o interesse e o prazer pelos livros, como algo rico e grandioso, tornando-se, assim, mais prazeroso do que o tablet e o celular. A leitura em voz alta, que é feita durante as aulas, também propicia maior autonomia e confiança, além de melhorar a pronúncia correta das palavras, respeitar a de pontuação na leitura, imprimindo um ritmo gerando fluência na execução da leitura. 

A contação de histórias proporciona uma escuta atenta, levando a exercitar a criatividade e imaginação, vivendo e fortalecendo a fantasia dos contos de fadas, além de aumentar e/ou contribuir para desenvolver a concentração, a memorização de histórias (personagens, situações, lugares e contextos), propiciando o conhecimento de novas visões de mundo e desenvolvendo as capacidades cognitivas para a compreensão das ideias e interpretação dos fatos narrados. 

Destacamos que os alunos possuem competências incríveis e que se forem estimulados de uma forma propícia, terão um progresso contínuo e relevante. Com o presente projeto já é possível perceber a evolução de cada aluno. É contagiante ver o brilho nos olhos de cada educando diante das contações de histórias e também pelo estreitamento das relações de proximidade com os colegas e familiares. 

Este Projeto está relacionado ao grande projeto do Colégio Integração intitulado “Conectados com Vida”, cujo objetivo é fortalecer as relações interpessoais e sociais, reduzindo o contato e a exposição diante das redes sociais (mídias).














































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo as vogais de forma lúdica

Colégio Integração é destaque no desfile comemorativo aos 196 anos de Ponta Grossa

A importância da adaptação e inovação curricular no processo de inclusão