JOGOS DE TABULEIRO COMO ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autoras: coordenadora Amanda Weridyana Uller e professora Ana Carolina Dias

O Colégio Integração de Ponta Grossa traz para dentro da sala de aula o jogos de tabuleiro no intuito de aprofundar a Matemática. A matemática é de extrema importância para a construção do aprendizado dos alunos e está inserida no nosso cotidiano e seu aprendizado se faz necessário, seja para a solução de simples operações diárias, como parte do processo de busca de resultados em concursos, vestibulares etc. Esta disciplina é composta por um conjunto de conteúdos, abrangendo desde os primeiros números, relacionando a quantidade ao seu referido numeral, primeiras adições, subtrações, multiplicações e divisões, até os cálculos mais complexos do funcionamento do universo. Tudo com o intuito de agregar, somar, estimular e desenvolver o nosso cérebro na agilidade para a solução de problemas, não só matemáticos, mas de problemas pessoais e sociais que vão surgindo no decorrer da vida.
O Projeto teve início durante as aulas de Matemática do 2º Ano do Ensino Fundamental que estavam realizando muitas atividades envolvendo adição e subtração. Para aprofundar o assunto trabalhado em sala de aula as professoras solicitaram aos alunos que realizassem uma pesquisa com auxilio dos pais sobre jogos de tabuleiro que trabalhassem a questão matemática e pudessem relacionar ao conteúdo trabalhado de operações com adição e subtração e a partir desta pesquisa, elaborar, criar ou recriar com criatividade um jogo possível de ser utilizado pelos alunos em sala de aula. Este seria um recurso auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos para ser utilizado em sala de aula e em casa com os familiares, seja no envolvimento para a construção do jogo, seja na execução do jogo como competição, descontração e/ou diversão.

Destaca-se que os jogos são recursos pedagógicos importantes e eficazes para a construção do conhecimento geral e também do conhecimento matemático pelos alunos, pois estimulam o desenvolvimento, a criatividade, a imaginação, o raciocínio lógico, e despertam o interesse, sendo um dos recursos capazes de motivar os educandos na construção de novos saberes. Desta forma, os jogos podem ser utilizados para introduzir um novo conteúdo, para aprimorar conteúdos que estão em desenvolvimento e, também, como forma de retomar conteúdos já trabalhados.

De posse do material confeccionado junto as famílias, os alunos puderam aprender as regras de cada jogo e passaram a jogar com os colegas de classe. Destacamos que a atividade foi de muita vibração e envolvimento, podendo ver o seu jogo sendo partilhado pelos colegas de turma, sem falar, no auxilio a fixação do conteúdo que foi assimilado por todos. Além de jogarem cada aluno pode explicar o processo de fabricação e execução do mesmo. A socialização dos jogos aconteceu de forma natural, enquanto brincavam, o aluno que trouxe o jogo explicava e orientava os colegas na forma correta de jogar, sem deixar de prestar atenção nos cálculos matemáticos para o bom andamento do mesmo. Como sempre aprendemos mais quando ensinamos, desenvolveu-se a autonomia, a autoconfiança e elevou-se a autoestima. 

Terminamos por parabenizar a equipe pedagógica do Colégio Integração, seus Professores e aos Pais e Familiares pelo envolvimento e brilhante resultado.

































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