Aprendendo artes de forma divertida a se alimentar de forma correta

Autoras: professoras Adriane Alves e Renata Franco

Que tal aprender artes de forma divertida? É isso mesmo! Os alunos do colégio Integração de Ponta Grossa fazem experiências concretas de Artes e Ciências.

Desde pequenos as crianças tem contado com os vegetais e frutas quando começam comer sua primeira “sopinha de legumes”, ou, sua primeira fruta. E no decorrer de seu crescimento esse contado vem sendo cada vez maior. Muitas vezes, a importância desses vegetais, passa despercebido na vida dos seres humanos. Tanto para a alimentação como para a sobrevivência do planeta. 

Durante as aulas de Ciências dos alunos do terceiro ano do fundamental I do Colégio Integração, aprenderam sobre os vegetais e frutas. Tiveram logos debates destacando-se as partes dos vegetais e das frutas, sua importância na natureza, sua importância na alimentação dos animais e dos seres humanos, suas características, textura, cores, formas, sabores, odores etc. Nestas aulas e discussões nas rodas de conversas entre os alunos e professores, nas atividades escritas, nos diversos experimentos a aprendizagem foi sendo construída e se concretizando. Juntos decidiram desenvolver uma atividade que pudessem aprender de forma prática e eficaz os conceitos teóricos de forma interdisciplinar entre as disciplinas de Ciências, Língua Portuguesa e Artes, estimulando, assim, a criatividade das crianças. O tema proposto para os alunos foi criar Arte com vegetais que tinham em casa numa parceria envolvendo a família. Deveriam traçar um esboço, conversar em família, trocar ideias e a partir daí construir uma obra de Arte.

A metodologia da atividade foi a seguinte, as professoras solicitaram que os alunos fizessem em casa, com o auxílio dos pais ou responsáveis, objetos, animais, enfim, uma obra de arte, destacando e utilizando os vegetais e frutas que mais gostam, os mais saborosos, os mais coloridos, os de maior beleza. Cada família elegeu entre os vegetais: folhas, flores, caules, legumes de sua preferência e as mais variadas frutas, as que poderiam fazer parte da sua obra de arte. Assim proporcionando a oportunidade do contado com a família para o desenvolvimento dessa atividade onde todos iriam desenvolver uma atividade divertida e educativa ao mesmo tempo. Os trabalhos foram feitos em casa e trazidos para o Colégio para exposição.

Os trabalhos ficaram magníficos bem elaborados e os alunos puderam perceber que cada vegetal ou fruta apresentava uma forma diferente, conforme estudado em sala e também foi explanado durante as apresentações dos trabalhos a importância da alimentação saudável onde devemos inserir as frutas e vegetais de forma constante em nossas alimentações. Cada criança pode expor o seu trabalho explicando os materiais utilizados e sua contribuição na alimentação e sobretudo, na saúde de todos nós.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo as vogais de forma lúdica

Colégio Integração é destaque no desfile comemorativo aos 196 anos de Ponta Grossa

A importância da adaptação e inovação curricular no processo de inclusão