TRABALHO DE CAMPO EM CASTRO E TIBAGI

Autor: professor Pedro Crist, 1º ano Ensino Médio, Geografia

No dia 11 de setembro, os alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Integração participaram de uma atividade de campo nos municípios de Castro e Tibagi. O trabalho de campo foi conduzido pelo professor Pedro Crist (Geografia) e contou também com a participação do professor Dr. Waldir Uller (Diretor do Colégio). 

A prática de campo teve por objetivo o aprofundamento dos conteúdos trabalhos previamente em sala de aula.  Em sentido amplo, os alunos puderam conhecer um pouco sobre a história da mineração de ferro na região dos Campos Gerais do Paraná, especificamente na localidade do Tronco no município de Castro. No trajeto entre Castro e Tibagi, os alunos tiveram a oportunidade de observar in locu a estrutura morfológica do relevo denominada Escarpa Devoniana e entender os processos de sua gênese, assim como, sua importância histórica do ponto de vista cultural e como patrimônio natural. Também foi possível identificar a importante litologia denominada Grupo Iapó, uma camada de rocha sedimentar originada por meio de processos de deposições glaciais. 

Ainda no período da manhã, realizou-se uma parada as margens do rio Tibagi, já no espaço urbano do município homônimo com a finalidade de tecer uma discussão sobre a história da mineração de diamantes no referido rio e a formação dessa pedra preciosa que intriga os cientistas, em síntese, não existem vestígios, indícios, de que esse mineral tenha se formado em território brasileiro, sendo a teoria mais aceita a de que sua formação vincula-se aos diamantes encontrados no continente africano, hipótese que corrobora com a teoria da deriva continental (separação dos continentes).

No período da tarde os alunos visitaram o Parque Estadual do Guartelá. Muitos tiveram pela primeira vez o contato com o conceito de Unidade de Conservação (UC). A partir da visita puderam entender e refletir sobre os processos que deram origem ao Canyon. Além dos aspectos físicos e biológicos que envolvem a UC, discutiu-se sobre o surgimento da terminologia Guartelá e os fenômenos culturais que envolvem a região.

Concluímos que a atividade de prática de campo contribuiu de modo muito significativo para a aprendizagem dos alunos e que promoveu uma importante integração entre os mesmos.
















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