A máquina de calcular: aprendendo a matemática por meio da diversão com recursos didáticos.

AUTORA
Professora Elena Maria Dombrovski

Orientação: Amanda Weridyana Uller

A matemática tornou-se atraente para os alunos do primeiro ano do fundamental I, isso ocorreu de uma maneira eficaz, divertida e criativa no processo de ensino aprendizagem com as operações matemática básicas de soma e subtração.

Pensando em ensinar as operações matemáticas de soma e subtração de uma maneira eficaz e divertida, foi proposto que os alunos juntamente com seus familiares, produzissem uma máquina de calcular, utilizando materiais recicláveis. O objetivo do trabalho foi pensando em uma maneira de facilitar o aprendizado sobre a soma e a subtração dos números. A máquina foi produzida em caixas e que continham dois tubos onde seriam inseridos, recursos que representariam a quantidade dos números e ao final os alunos deveriam contar a quantidade de unidades que foram somadas ou subtraídas de dentro da caixa, foram utilizados recursos como, caixas de papelão, potinhos plásticos, rolos de papel higiênico, tampinhas de garrafa pet, bolinhas de papel crepom, bolinhas de isopor entre outros materiais que os alunos confeccionaram.

A decoração foi por conta de cada aluno e de seus familiares, podendo assim, utilizar de suas imaginações e criatividades, promovendo também um momento descontraído entre as famílias.

A atividade foi muito enriquecedora, pois, além de confeccionarem suas próprias caixas, puderam trazer para o ambiente escolar e mostrar para os demais colegas de classe, e também auxiliar no processo das operações matemáticas desenvolvidas em sala. De acordo com as falas dos alunos a caixa foi um recurso facilitador na aprendizagem, pois, aprenderam a fazer os cálculos e também ajudar na preservação ambiental, com a utilização dos materiais recicláveis nas produções confeccionadas.































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