A importância da adaptação e inovação curricular no processo de inclusão
AUTORA
Vanessa Rechetzki de Andrade
ORIENTAÇÃO
Coordenadora Amanda Weridyana Uller
Professor Tiago Augusto Barbosa
CORREÇÃO
Igor Antônio Barreto
O trabalho com o aluno Giovanni Victor Michelon está sendo individualizado por conta do momento que estamos vivenciando. O Giovanni que tem Síndrome de Down e Apraxia da Fala, apresenta dificuldades na sua concentração, atenção e comunicação, onde se faz necessário estratégias que o ajudem no seu desenvolvimento.
Com o Giovanni está sendo executado um trabalho com o método ABACADA, desenvolvido pela professora Claudia Mara do programa Desafios do Aprender, no qual a metodologia consiste em destacar as sílabas, não dando ênfase para a letra e sim nos fonemas, onde o aluno vai unir o som do “B” com o “A” formando o BA e assim sucessivamente com as demais consoantes e as vogais, o qual torna um grande facilitador para uma melhor compreensão do aluno, pois está sendo relacionado com a imagem, o BA da BANANA e não o B da BANANA, o JA do JACARÉ e não o J do JACARÉ.
Um exemplo de atividade proposta e desenvolvida, com este método, foi o “Dominó das Palavras” onde o objetivo foi a leitura de palavras; associação figura/palavra; atenção e concentração. Joga-se como se o dominó, associando figura à palavra correspondente. Inicia-se o jogo com a peça escrita DOMINÓ.
O aluno apresentou evolução significativa, apesar da impossibilidade que apresenta de falar corretamente ou de se expressar com destreza, verificou-se que o trabalho com o método ABACADA permitiu ao aluno um ingresso no mundo da leitura e escrita, de forma gradativa, passo a passo. Vale destacar importância e a satisfação que a professora sente em ver a evolução do aluno, assimilando e interagindo no processo de aprendizagem.
Vanessa Rechetzki de Andrade
ORIENTAÇÃO
Coordenadora Amanda Weridyana Uller
Professor Tiago Augusto Barbosa
CORREÇÃO
Igor Antônio Barreto
O trabalho com o aluno Giovanni Victor Michelon está sendo individualizado por conta do momento que estamos vivenciando. O Giovanni que tem Síndrome de Down e Apraxia da Fala, apresenta dificuldades na sua concentração, atenção e comunicação, onde se faz necessário estratégias que o ajudem no seu desenvolvimento.
Com o Giovanni está sendo executado um trabalho com o método ABACADA, desenvolvido pela professora Claudia Mara do programa Desafios do Aprender, no qual a metodologia consiste em destacar as sílabas, não dando ênfase para a letra e sim nos fonemas, onde o aluno vai unir o som do “B” com o “A” formando o BA e assim sucessivamente com as demais consoantes e as vogais, o qual torna um grande facilitador para uma melhor compreensão do aluno, pois está sendo relacionado com a imagem, o BA da BANANA e não o B da BANANA, o JA do JACARÉ e não o J do JACARÉ.
Um exemplo de atividade proposta e desenvolvida, com este método, foi o “Dominó das Palavras” onde o objetivo foi a leitura de palavras; associação figura/palavra; atenção e concentração. Joga-se como se o dominó, associando figura à palavra correspondente. Inicia-se o jogo com a peça escrita DOMINÓ.
O aluno apresentou evolução significativa, apesar da impossibilidade que apresenta de falar corretamente ou de se expressar com destreza, verificou-se que o trabalho com o método ABACADA permitiu ao aluno um ingresso no mundo da leitura e escrita, de forma gradativa, passo a passo. Vale destacar importância e a satisfação que a professora sente em ver a evolução do aluno, assimilando e interagindo no processo de aprendizagem.
Parabéns professora Ana Maria pelo seu trabalho e por nunca desistir. Você está colhendo os frutos de sua dedicação.
ResponderExcluirLindo ver o progresso do Giovanni! Parabéns pra ele também 👏👏👏
ResponderExcluir