DIA DA ÁRVORE

AUTORA
Vanessa R. Andrade

COORDENAÇÃO
Amanda Weridyana Uller

A árvore é o grande símbolo da natureza e meio ambiente, além de desempenhar funções de extrema importância para o nosso ecossistema, ela também é conhecida por ser uma riqueza natural. As árvores são fundamentais para a nossa vida, pois graças a sua evapotranspiração aumentam a umidade do ar, garantindo um conforto maior para respiração, e também produzem o oxigênio, por meio do processo de fotossíntese, gás essencial à vida na Terra.

São responsáveis também pela regulação da temperatura, previnem erosões do solo, fornecem sombra e abrigo para algumas espécies de animais e também para nós, seres humanos.

Podemos ainda destacara que as árvores absorvem o gás carbônico e consequentemente limpam o ar; diminuem os efeitos da ilha de calor, aumentam a biodiversidade, absorvem a água das chuvas e embelezam os lugares com suas flores.

Algumas dessas árvores também podem produzir frutos para nos alimentarmos, que são ricos em vitaminas e contribuem para a saúde do nosso organismo. As árvores também possuem condições de reduzir o nível de ansiedade e stress das pessoas que vivem próxima a elas. Como?

Por tantos benefícios para os seres vivos, é que dedicamos um dia especial à elas: o Dia da Árvore, na data de dia 21 de setembro, aqui no Brasil, e tem como objetivo a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. Essa data foi escolhida também por ser próxima ao equinócio de primavera no hemisfério Sul.

Em comemoração a data e como forma de presentear nossa cidade pelos seus 198 anos, completados em 15 de Setembro, os alunos do quarto ano do Colégio Integração, supervisionados pela direção, coordenação e professora de ciências, juntamente com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, o Secretário do Meio ambiente e os agentes ambientais, escolheram um ponto turístico na cidade de Ponta Grossa, o Lago de Olarias para plantar espécies de árvores frutíferas. Essa atividade teve como objetivo contribuir com o reflorestamento da Área de Preservação Ambiental (APP) do Lago de Olarias, que se localiza em frente ao Colégio Integração. Buscou-se ainda, nessa atividade, enfatizar os processos de ensino e aprendizagem deste grupo, que anteriormente estudou a importância do plantio de árvores e também, orientando uma geração para a consciência ambiental, que reconhece a importância de plantar e reduzir o desmatamento protegendo as árvores e florestas.

Alunos participantes

Ana Julia Dolinski Rocha
Ana Julia Swiantek Barbosa
Caetano Martinucci Regazini
Caio Vinicius Daniuk Lopes
Davi Paredes Reátegui
Erick Goles Pereira
Gabrielly Ribeiro Dias
Gustavo Stremel Lunelli
Ian da Silva
Isabela Sidenco da Silva
Julia Valentina Moraes
Larissa Gorte Silva Galvão
Lucas Pilar Ribas de Souza Monteiro
Maria Clara Stresser Gonçalves
Nicolas Slonik de Oliveira
Pedro Henrique Costa
Vitória Konophal Batista
Enzo Machado Orrú
Lucas Castro Nascimento





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo as vogais de forma lúdica

Colégio Integração é destaque no desfile comemorativo aos 196 anos de Ponta Grossa

A importância da adaptação e inovação curricular no processo de inclusão