Projeto Folclore
AUTORA
Professora Bianca Tkaczuk, Pré II
ORIENTAÇÃO
Coordenadora Amanda Weridyana Uller
CORREÇÃO
Igor Antônio Barreto
O Folclore brasileiro é uma das principais características da nossa cultura, desde pequenos nós estudamos o Folclore sem ao menos saber, isto é, nós falamos sobre ele. Temos como exemplo as cantigas de roda que desde criança aprendemos a cantar e, principalmente, as histórias contadas de geração a geração, que recebem o nome de lendas. Estudar sobre este tema é muito importante, visto que se trata de uma abordagem bastante rica referente as nossas tradições, por isso aprendemos e ensinamos nas escolas.
Esta data é comemorada no dia 22 de agosto de todo ano, deste modo, para desenvolver este conteúdo para com as crianças, nós, professoras da educação infantil, do Colégio Integração, realizamos um pequeno projeto onde foram destacados os principais assuntos do Folclore. Cada dia foi trabalhado um tema e cada professora trabalhou com um personagem especifico. Iniciamos o projeto contextualizando a data, explicamos a sua importância e características, na sequência, realizamos a contação de história onde apresentamos uma lenda. Aqui, na turma do Pré II, trabalhamos com a lenda do Boto. Para introduzir o conteúdo, os recursos utilizados pela professora foram: confeccionar algumas fichas onde em cada uma delas tinha a descrição de um trava-língua, gênero textual característico do Folclore e, algumas adivinhas referentes aos personagens mais conhecidos, que também são fruto desta data. Após a atividade introdutória que consistia em um aluno por vez escolher umas das fichas e, consequentemente, ter que adivinhar as adivinhas ou repetir o trava-língua, foi realizada a contação da lenda por meio de um varal didático, que incidiu na exposição de imagens penduradas e, se tratando de uma história, essas imagens tinham uma determinada sequência. Ao apresentar o personagem da lenda folclórica, realizamos uma roda conversa onde a turma, em conjunto, interpretou toda a história.
Para finalizar, as crianças tiveram a oportunidade de escutar uma música típica desta cultura e que coincidentemente, era uma cantiga que remetia a história da lenda apresentada. No entanto, a turma foi levada ao pátio da escola para realizar uma atividade em grupo ao som da música, qual consistia em: segurar um largo tecido de TNT que representara um rio e sobre este material, fora disposto um balão que representava o Boto, personagem da lenda estudada. As crianças tiveram que balançar levemente o TNT, cuidando para que o balão não caísse.
Todas as atividades aplicadas tinham por objetivo enriquecer a grade de conhecimento dos alunos, além de desenvolver a interpretação, estimular a criatividade em seus diferentes campos e, trabalhar a concentração e coordenação motora e lateral. Foi um trabalho que rendeu muitos aprendizados, tanto para os alunos quanto para mim professora.
ORIENTAÇÃO
Coordenadora Amanda Weridyana Uller
CORREÇÃO
Igor Antônio Barreto
O Folclore brasileiro é uma das principais características da nossa cultura, desde pequenos nós estudamos o Folclore sem ao menos saber, isto é, nós falamos sobre ele. Temos como exemplo as cantigas de roda que desde criança aprendemos a cantar e, principalmente, as histórias contadas de geração a geração, que recebem o nome de lendas. Estudar sobre este tema é muito importante, visto que se trata de uma abordagem bastante rica referente as nossas tradições, por isso aprendemos e ensinamos nas escolas.
Esta data é comemorada no dia 22 de agosto de todo ano, deste modo, para desenvolver este conteúdo para com as crianças, nós, professoras da educação infantil, do Colégio Integração, realizamos um pequeno projeto onde foram destacados os principais assuntos do Folclore. Cada dia foi trabalhado um tema e cada professora trabalhou com um personagem especifico. Iniciamos o projeto contextualizando a data, explicamos a sua importância e características, na sequência, realizamos a contação de história onde apresentamos uma lenda. Aqui, na turma do Pré II, trabalhamos com a lenda do Boto. Para introduzir o conteúdo, os recursos utilizados pela professora foram: confeccionar algumas fichas onde em cada uma delas tinha a descrição de um trava-língua, gênero textual característico do Folclore e, algumas adivinhas referentes aos personagens mais conhecidos, que também são fruto desta data. Após a atividade introdutória que consistia em um aluno por vez escolher umas das fichas e, consequentemente, ter que adivinhar as adivinhas ou repetir o trava-língua, foi realizada a contação da lenda por meio de um varal didático, que incidiu na exposição de imagens penduradas e, se tratando de uma história, essas imagens tinham uma determinada sequência. Ao apresentar o personagem da lenda folclórica, realizamos uma roda conversa onde a turma, em conjunto, interpretou toda a história.
Para finalizar, as crianças tiveram a oportunidade de escutar uma música típica desta cultura e que coincidentemente, era uma cantiga que remetia a história da lenda apresentada. No entanto, a turma foi levada ao pátio da escola para realizar uma atividade em grupo ao som da música, qual consistia em: segurar um largo tecido de TNT que representara um rio e sobre este material, fora disposto um balão que representava o Boto, personagem da lenda estudada. As crianças tiveram que balançar levemente o TNT, cuidando para que o balão não caísse.
Todas as atividades aplicadas tinham por objetivo enriquecer a grade de conhecimento dos alunos, além de desenvolver a interpretação, estimular a criatividade em seus diferentes campos e, trabalhar a concentração e coordenação motora e lateral. Foi um trabalho que rendeu muitos aprendizados, tanto para os alunos quanto para mim professora.
Comentários
Postar um comentário