Aprendendo sobre os sentidos na educação infantil
AUTORAS
Professoras Letícia Mainardes e Jennifer Custódio, Pré I A e B
ORIENTAÇÃO
Amanda Weridyana Uller
CORREÇÃO
Igor Antônio Barreto
Colocar o aluno como protagonista da sua aprendizagem é muito importante, pois, ele aprende por meio do fazer e isso se torna mais significativo, principalmente na Educação Infantil, onde os alunos estão fazendo novas descobertas e se desenvolvendo por meio delas. Com esta metodologia os alunos se sentem inseridos no processo de construção do conhecimento, isso faz com que eles atinjam seus objetivos de maneira lúdica, interativa e prazerosa.
Sabendo disso, para introduzir o conteúdo sobre os cinco sentidos nas turmas do Pré I A e B do Colégio Integração, foi proposto preparo de uma salada de frutas, onde os alunos puderam estimular os seus cinco sentidos e conhecer quais órgãos são responsáveis por cada sentido.
Primeiro usaram a visão para observar as características de cada fruta, depois utilizaram o olfato para sentir o cheiro, por meio do tato sentiram a textura de cada fruta e as manusearam para poder inserir na salada de frutas. Além desses sentidos, a audição foi estimulada por meio das instruções orais que as professoras davam sobre como se preparar uma salada de frutas, e por fim, o paladar foi utilizado para degustar a deliciosa salada de frutas.
Desse modo, os alunos puderam entender na prática quais são os cinco sentidos e quais órgãos são responsáveis pelos nossos sentidos. A autopercepção do corpo também foi uma habilidade explorada nesta atividade que atingiu seus objetivos de maneira muito satisfatória.
Professoras Letícia Mainardes e Jennifer Custódio, Pré I A e B
ORIENTAÇÃO
Amanda Weridyana Uller
CORREÇÃO
Igor Antônio Barreto
Colocar o aluno como protagonista da sua aprendizagem é muito importante, pois, ele aprende por meio do fazer e isso se torna mais significativo, principalmente na Educação Infantil, onde os alunos estão fazendo novas descobertas e se desenvolvendo por meio delas. Com esta metodologia os alunos se sentem inseridos no processo de construção do conhecimento, isso faz com que eles atinjam seus objetivos de maneira lúdica, interativa e prazerosa.
Sabendo disso, para introduzir o conteúdo sobre os cinco sentidos nas turmas do Pré I A e B do Colégio Integração, foi proposto preparo de uma salada de frutas, onde os alunos puderam estimular os seus cinco sentidos e conhecer quais órgãos são responsáveis por cada sentido.
Primeiro usaram a visão para observar as características de cada fruta, depois utilizaram o olfato para sentir o cheiro, por meio do tato sentiram a textura de cada fruta e as manusearam para poder inserir na salada de frutas. Além desses sentidos, a audição foi estimulada por meio das instruções orais que as professoras davam sobre como se preparar uma salada de frutas, e por fim, o paladar foi utilizado para degustar a deliciosa salada de frutas.
Desse modo, os alunos puderam entender na prática quais são os cinco sentidos e quais órgãos são responsáveis pelos nossos sentidos. A autopercepção do corpo também foi uma habilidade explorada nesta atividade que atingiu seus objetivos de maneira muito satisfatória.
Comentários
Postar um comentário