Aprendendo sobre os sentidos na educação infantil

AUTORAS
Professoras Letícia Mainardes e Jennifer Custódio, Pré I A e B

ORIENTAÇÃO
Amanda Weridyana Uller

CORREÇÃO
Igor Antônio Barreto

Colocar o aluno como protagonista da sua aprendizagem é muito importante, pois, ele aprende por meio do fazer e isso se torna mais significativo, principalmente na Educação Infantil, onde os alunos estão fazendo novas descobertas e se desenvolvendo por meio delas. Com esta metodologia os alunos se sentem inseridos no processo de construção do conhecimento, isso faz com que eles atinjam seus objetivos de maneira lúdica, interativa e prazerosa.

Sabendo disso, para introduzir o conteúdo sobre os cinco sentidos nas turmas do Pré I A e B do Colégio Integração, foi proposto preparo de uma salada de frutas, onde os alunos puderam estimular os seus cinco sentidos e conhecer quais órgãos são responsáveis por cada sentido.

Primeiro usaram a visão para observar as características de cada fruta, depois utilizaram o olfato para sentir o cheiro, por meio do tato sentiram a textura de cada fruta e as manusearam para poder inserir na salada de frutas. Além desses sentidos, a audição foi estimulada por meio das instruções orais que as professoras davam sobre como se preparar uma salada de frutas, e por fim, o paladar foi utilizado para degustar a deliciosa salada de frutas.

Desse modo, os alunos puderam entender na prática quais são os cinco sentidos e quais órgãos são responsáveis pelos nossos sentidos. A autopercepção do corpo também foi uma habilidade explorada nesta atividade que atingiu seus objetivos de maneira muito satisfatória.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo as vogais de forma lúdica

Colégio Integração é destaque no desfile comemorativo aos 196 anos de Ponta Grossa

A importância da adaptação e inovação curricular no processo de inclusão