Dia Mundial da Água

Autora: professora Amanda Weridyana Uller, Educação Infantil e Ensino Fundamental

Tomada de consciência e mudança de atitude

O dia Mundial da água é comemorado no dia 22 de março. Esse marco internacional foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), no ano de 1992, sendo destinado à discussão da temática que é um importante bem natural para os Nosso Planeta. A água é um dos recursos finitos e que é considerada a “seiva do Nosso Planeta”, propiciando condição essencial de vida á todos os seres humanos, plantas e animais. 

Esta também é vista como um patrimônio natural e um recurso finito, cada cidadão é plenamente responsável pelos cuidados dela, ou seja, é obrigatoriedade que seja preservada, não deve ser desperdiçada, nem poluída e nem mesmo envenenada. Sua utilização precisa ser feita com discernimento e conscientemente. 

De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.  A água é, sobretudo um elemento que é raro, incolor, sem cheiro e gosto, um direito de todos, uma questão vital, que traz equilíbrio a vida na Terra e que pode ter sua escassez ou esgotamento em qualquer lugar do mundo. Além disso, ela serve para que possamos fazer nossas necessidades básicas, como por exemplo, tomar banho, cozinhar e escovar os dentes etc. 

Diante disso o Colégio Integração, preocupado com o nosso futuro e do meio ambiente, através dos seus professores e equipe pedagógica, dialogou e procurou intervir criando metodologias pedagógicas alternativas para a  conscientização dos alunos. 

Para as turmas do 4° ano ao Ensino Médio, foi discutido sobre o recurso da água e formas apropriadas de utilização evitando o desperdício e contaminação. As atividades propiciadas aos alunos da Educação Infantil ao 3° ano do Ensino fundamental I, foram diversas, como as criações de máscaras em forma de gotas; gelatina da cor azul exemplificando as águas dos mares/oceanos; cartazes sobre a importância da água; leituras de poemas e textos sobre a água. 

Os alunos foram levados a pensar sobre o consumo consciente da água e dos cuidados necessários para a preservação e conservação da mesma. Dentre as sugestões de redução do consumo surgiram à redução do tempo do banho, o cuidado com a torneira aberta durante a escovação dos dentes e de lavar as mãos, entre outros. 

A partir dessas atividades realizadas estamos plantando as sementinhas de esperança para um presente e futuro melhor e menos poluído. As crianças tomaram consciência e entenderam o recado levando a mensagem aos colegas e familiares. A preservação da água é essencial para nossa vida e para a vida de nosso Planeta.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo as vogais de forma lúdica

Colégio Integração é destaque no desfile comemorativo aos 196 anos de Ponta Grossa

A importância da adaptação e inovação curricular no processo de inclusão