Microambiente
AUTOR
Professor Leonardo Maczenski Neto
CORREÇÃO
Igor Antônio Barreto
ORIENTAÇÃO
Amanda Weridyana Uller
Durante o mês de maio os alunos do 5°ano do Colégio Integração realizaram uma sequência de aulas diferenciadas para tratar da temática Ciclo da Água e sua importância para os seres vivos.
Uma dessas atividades consistia na criação de um ´´microambiente`` construído dentro de um pote vidro, esses usados em conservas. Utilizou-se musgos, areia, terra, pedrinhas, algumas sementes e a nossa protagonista, é claro, a água. (FIGURA 1)
Ao decorrer das aulas deste mês foram realizadas observações semanais para analisar o desenvolvimento dos seres vivos e também o ciclo da água que estava ocorrendo no nosso microambiente.
Uma das discussões centrais das aulas era a participação dos seres vivos nessa transformação da água através de um fenômeno chamado de transpiração, em que plantas, animais, fungos, etc, mandam água na forma de vapor para a atmosfera contribuindo assim para o ciclo e também na melhora da umidade do ar naquela região.
Para finalizar essa sequência de aulas os alunos foram convidados a escrever um livro ou história em quadrinhos destacando a importância da água para o desenvolvimento dos seres vivos, ciclo da água ou formas de economia de água.
Figura 1 e 2- Microambientes, é possível perceber o fenômeno da condensação no ápice do vidro.
Professor Leonardo Maczenski Neto
CORREÇÃO
Igor Antônio Barreto
ORIENTAÇÃO
Amanda Weridyana Uller
Durante o mês de maio os alunos do 5°ano do Colégio Integração realizaram uma sequência de aulas diferenciadas para tratar da temática Ciclo da Água e sua importância para os seres vivos.
Uma dessas atividades consistia na criação de um ´´microambiente`` construído dentro de um pote vidro, esses usados em conservas. Utilizou-se musgos, areia, terra, pedrinhas, algumas sementes e a nossa protagonista, é claro, a água. (FIGURA 1)
Ao decorrer das aulas deste mês foram realizadas observações semanais para analisar o desenvolvimento dos seres vivos e também o ciclo da água que estava ocorrendo no nosso microambiente.
Uma das discussões centrais das aulas era a participação dos seres vivos nessa transformação da água através de um fenômeno chamado de transpiração, em que plantas, animais, fungos, etc, mandam água na forma de vapor para a atmosfera contribuindo assim para o ciclo e também na melhora da umidade do ar naquela região.
Para finalizar essa sequência de aulas os alunos foram convidados a escrever um livro ou história em quadrinhos destacando a importância da água para o desenvolvimento dos seres vivos, ciclo da água ou formas de economia de água.
Figura 1 e 2- Microambientes, é possível perceber o fenômeno da condensação no ápice do vidro.
Livros realizados pelos alunos do 5°ano:
Comentários
Postar um comentário