Microambiente

AUTOR
Professor Leonardo Maczenski Neto

CORREÇÃO
Igor Antônio Barreto

ORIENTAÇÃO
Amanda Weridyana Uller

Durante o mês de maio os alunos do 5°ano do Colégio Integração realizaram uma sequência de aulas diferenciadas para tratar da temática Ciclo da Água e sua importância para os seres vivos.

Uma dessas atividades consistia na criação de um ´´microambiente`` construído dentro de um pote vidro, esses usados em conservas. Utilizou-se musgos, areia, terra, pedrinhas, algumas sementes e a nossa protagonista, é claro, a água. (FIGURA 1)

Ao decorrer das aulas deste mês foram realizadas observações semanais para analisar o desenvolvimento dos seres vivos e também o ciclo da água que estava ocorrendo no nosso microambiente.

Uma das discussões centrais das aulas era a participação dos seres vivos nessa transformação da água através de um fenômeno chamado de transpiração, em que plantas, animais, fungos, etc, mandam água na forma de vapor para a atmosfera contribuindo assim para o ciclo e também na melhora da umidade do ar naquela região.

Para finalizar essa sequência de aulas os alunos foram convidados a escrever um livro ou história em quadrinhos destacando a importância da água para o desenvolvimento dos seres vivos, ciclo da água ou formas de economia de água.

Figura 1 e 2- Microambientes, é possível perceber o fenômeno da condensação no ápice do vidro.



Livros realizados pelos alunos do 5°ano:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo as vogais de forma lúdica

Colégio Integração é destaque no desfile comemorativo aos 196 anos de Ponta Grossa

A importância da adaptação e inovação curricular no processo de inclusão