O lúdico como incentivo da leitura no processo de alfabetização

AUTORA
Professora Elena Maria Dombroviski

ORIENTAÇÃO
Amanda Weridyana Uller

A turma do primeiro ano do ensino fundamental I está no processo de alfabetização, e pensando nisso a professora propôs que os alunos se sentissem incentivados no processo da leitura, com isso , pensado em uma metodologia divertida o lúdico tomou conta do espaço escolar, dentro da sala de aula e até mesmo despertando a atenção dos demais colegas e funcionários que passam pelo corredor.

A “Cortina da leitura”, fez com que os alunos entrassem no mundo da leitura enriquecendo seus vocabulários, aumentando o raciocínio e entrando no mundo da leitura. A atividade tinha como objetivo inicial, avaliar os alunos de uma maneira em que a avaliação não fosse vista como um processo tradicional e sim como algo que possa ir além de uma caneta e um papel com questões avaliativas.

A atividade foi desenvolvida com a utilização de papel crepom, onde foi construída uma cortina na porta e tinham pequenas palavras com sílabas simples de acordo com o nível inicial de leitura da turma, na porta havia um cartaz com as instruções, onde, cada um que fosse entrar na sala teria que ler uma palavra da cortina e após entrar alguns alunos eram incentivados a receber os demais colegas que estavam chegando na sala de aula, podendo assim verificar a palavra lida e auxiliar os colegas que tinham alguma dificuldade. Esse processo se repetia todas as vezes que os alunos precisam sair da sala de aula.

O objetivo da atividade foi alcançado com sucesso, pois, quando a criança é motivada pelo prazer, ela consegue se envolver facilmente nas atividades e fica a disposição para aprender, sempre esperando e buscando recursos novos para a aprendizagem.


 















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo as vogais de forma lúdica

Colégio Integração é destaque no desfile comemorativo aos 196 anos de Ponta Grossa

A importância da adaptação e inovação curricular no processo de inclusão