UTILIZAÇÃO DE PLANTAS E ANIMAIS REGIONAIS PARA A CRIAÇÃO DE DESENHOS CIENTIFICOS

AUTOR
Professor: Leonardo Maczenski Neto

Orientação: Amanda Weridyana Uller

As aulas sobre cadeias e teias alimentares mostram aos alunos como os seres vivos se organizam na natureza, um se alimentando do outro. É muito comum utilizar plantas e animais das savanas africanas, do pantanal brasileiro, e muitas vezes, a riquíssima fauna e flora dos Campos Gerais é deixada de lado.

Os desenhos científicos são ferramentas muito utilizados pelos pesquisadores dentro das ciências, pela sua riqueza em detalhes, várias vezes, superando até mesmo as fotografias. Estes artistas fazem uso principalmente de papel e lápis, pela sua facilidade de transporte e as obras podem ser criadas dentro da floresta, ou seja, sem necessidade de retirar a planta ou animal de seu habitat, contribuindo para a conservação e o respeito a essas espécies.

Buscando inserir os alunos do 4° ano (Fundamental I) nesse contexto, a seguinte proposta de atividade foi criada: construir um livro com seus desenhos científicos. Diversos seres vivos como o pinhão, erva-mate, insetos encontrados nos Campos Gerais ou no litoral paranaense foram empregados na confecção de suas obras.

Além de conhecer as possíveis cadeias alimentares do Paraná e as características do desenho científico, a atividade aproximou os estudantes da biodiversidade paranaense, contribuindo para sua formação, valorização e respeito a todas as formas de vida.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo as vogais de forma lúdica

Colégio Integração é destaque no desfile comemorativo aos 196 anos de Ponta Grossa

A importância da adaptação e inovação curricular no processo de inclusão