Projeto Pequenos Cientistas - Pelas Lentes do Laboratório

Professora Elena Maria Dombrovski e Professor Luiz Felipe Biuk. Coordenação Amanda Weridyana Uller. 3° ano. Colégio Integração.


O projeto “Pequenos Cientistas - Pelas lentes do laboratório”, surgiu com o intuito de inserir os alunos do 3º ano do ensino fundamental I em práticas laboratoriais supervisionadas pelo professor Luiz Felipe. O objetivo desse projeto é ensinar o conteúdo de ciências de uma maneira dinâmica aos alunos, apresentando a importância do uso tanto de ambientes formais de ensino, como o laboratório na escola, quanto ambientes informais, como visitas de campo, permitindo, dessa forma, um aprendizado teórico/prático. O projeto busca introduzir os alunos à ciência e ao método científico nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal proposta é crucial para o desenvolvimento cognitivo e crítico dos estudantes. A inserção dos alunos no laboratório escolar possibilita uma compreensão mais contextualizada do funcionamento do mundo ao seu redor, cultivando a sua curiosidade e o interesse pela ciência. Assim é urgente que nossos estudantes estejam imersos em um ambiente que valorize e fomente o conhecimento científico.

A metodologia empregada para aproximar os alunos do conhecimento científico baseia-se em práticas pedagógicas interativas e experimentais. Essas práticas incluem a realização de experimentos, observações e construções de cenários que demonstram a aplicação da ciência, estudada em sala de aula, em situações cotidianas.

Os resultados observados nas turmas que participam dessas aulas de ciências são bastante promissores. Os alunos demonstram engajamento e entusiasmo, o que foi evidenciado pela participação e no interesse pelas atividades desenvolvidas nas aulas.

Dessa maneira, a inclusão de aulas de ciências bem estruturadas e interativas no ensino fundamental tem o potencial de ampliar significativamente a construção e captação de novos conceitos pelos alunos, estimulando seu senso analítico e criatividade, além da consolidação do conhecimento adquirido. A empolgação gerada pelas observações e atividades desenvolvidas permitem o entendimento de fenômenos de forma prática, reforçando, assim, a eficácia dessas práticas pedagógicas.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da adaptação e inovação curricular no processo de inclusão

Colégio Integração é destaque no desfile comemorativo aos 196 anos de Ponta Grossa

Aprendendo as vogais de forma lúdica