Dia do Trabalho

Autoras: coordenadora pedagógica Amanda Weridyana Uller e professora Angelita Jansen (1ºA)

O Colégio Integração, por ocasião da passagem do dia do trabalho (01/05), realizou uma atividade perpassando todas as disciplinas e de modo especial a disciplina de Orientação Profissional, Empreendedorismo e Empregabilidade (Projeto de Vida), enfocando as diversas profissões. 

Cada turma do colégio abordou uma profissão do cotidiano. Primeiramente foi feita uma abordagem geral sobre as mais variadas profissões e as profissões dos pais e familiares, depois foi aprofundado uma profissão em específico, trazendo os profissionais para fazer uma abordagem junto aos alunos. O objetivo da atividade foi a valorização de cada profissão destacando as atividades desenvolvidas pelos profissionais e sobretudo a realização profissional e pessoal sentida e vivenciada por cada profissional. 

Como exemplo das atividades desenvolvidas neste dia, trazemos o a  turma do Primeiro ano A, da Professora Angelita Jansen, destacou a importância da profissão de cozinheiro fazendo uma  relação com a disciplina de Ciências sobre a alimentação saudável, equilibrada e higiênica. Para comprovar e verificar a profissão de cozinheiro, foram visitar a cozinha do Colégio e foram recebidos e orientados pela cozinheira Ceris. 

Os alunos entrevistaram a profissional, sendo que, entre os vários assuntos abordados, destacou que ama o que faz, se realiza podendo oferecer uma alimentação saudável e de qualidade para todos do colégio. As crianças aprenderam a importância da higienização das mãos para manipular os alimentos e como lavar as frutas e verduras, colocando a “mão na massa” elaborando uma deliciosa salada de frutas, destacando quais delas podemos ingerir com as cascas e quais são as vitaminas, cores, tamanhos, quantidade, sabores e odores das mesmas.

Ao final do dia letivo, os pais de todos os alunos vieram até a sala de aula para, resumidamente, conversar com os alunos sobre suas profissões, ressaltando as rotinas, sonhos e realizações. Os objetivos da atividade foram plenamente alcançados e muito compensador ver o brilho nos olhos de cada criança que aprendeu a valorizar a profissão de cada um, inclusive  a profissão dos próprios pais.

































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo as vogais de forma lúdica

Colégio Integração é destaque no desfile comemorativo aos 196 anos de Ponta Grossa

A importância da adaptação e inovação curricular no processo de inclusão