Vivência, interação e experiência na educação infantil
AUTORAS
Professora Agda
Professora Angela
COORDENAÇÃO
Amanda W. Uller
CORREÇÃO
Igor Antônio Barreto
A criança aprende desde seu nascimento, um aprendizado que inicia com seu choro e ao primeiro toque de carinho da sua mãe que desperta nela sentimentos de afetividade, segurança e amor. A partir deste momento o aprendizado é constante e para que esse aprendizado seja algo significativo ele precisa ser desenvolvido, ou seja, como Vygostsky apresenta em sua teoria: a criança aprende algo novo, logo ela desenvolve, depois ela aprende algo novo novamente, seguindo uma linha.
E Todo esse processo se dá desde seus primeiros anos de vida, por isso a estimulação nesta faixa idade de 0 a 5 anos é muito importante para desenvolver intelectual e emocional
A educação infantil faz parte desse processo nela há os estímulos e a convivência, a socialização e interação com outras das crianças o que é muito importante para o seu desenvolvimento emocional, cognitivos e intelectual. Para que esse desenvolvimento seja pleno é necessário um ambiente acolhedor, interativo, divertido e com atividades direcionadas e pensadas para favorecer o seu processo.
Na Educação infantil, o brincar faz parte deste estimulo de aprendizagem, o bebê aprende por estímulos e brincadeiras, desde uma brincadeira de assoprar os dedos da mãe que já desperta a sensibilidade tátil, por isso e tão importante estes estímulos por experiências, que transformam a aprendizagem em conhecimento.
Na escola as experiências e o aprendizado acontecem, com as intervenções pedagógicas necessárias. Nesse processo o grande aliado em sala de aula é próprio espaço, no chão da sala encontramos diversas possibilidades de atividades, como as atividades direcionadas para desenvolvimento motores, rolar, engatinhar, pular, deitar de bruços, vencer os obstáculos, circuitos e todas as atividades que ajudam no fortalecelimento da musculatura das crianças, instigando a curiosidade e a desenvolvimento para a resolução de problemas, trabalhando também, a sensibilidades e lidar com as frustrações. Brincadeiras de roda musicalização a simples conversa entre professor/aluno e aluno/ aluno promovem a socialização, a interação,a comunicação e cuidado com o próximo,
Na educação infantil, mas propriamente no berçário as atividades podem parecer simples aos olhos de um adulto mas para as crianças elas tem um grande significado, por mais que se direcione ao berçário o cuidar e educar em sala de aula estamos formando e transformando pessoas com conhecimento responsáveis e desenvolvendo suas pontecialidades, formando seres humanos capazes de conviver em sociedade.
Sempre devemos nos lembrar da nossa postura diante das crianças, pois elas aprendem por repetição e observam atentamente todas as atitudes dos adultos que os cercam.
Professora Agda
Professora Angela
COORDENAÇÃO
Amanda W. Uller
CORREÇÃO
Igor Antônio Barreto
A criança aprende desde seu nascimento, um aprendizado que inicia com seu choro e ao primeiro toque de carinho da sua mãe que desperta nela sentimentos de afetividade, segurança e amor. A partir deste momento o aprendizado é constante e para que esse aprendizado seja algo significativo ele precisa ser desenvolvido, ou seja, como Vygostsky apresenta em sua teoria: a criança aprende algo novo, logo ela desenvolve, depois ela aprende algo novo novamente, seguindo uma linha.
E Todo esse processo se dá desde seus primeiros anos de vida, por isso a estimulação nesta faixa idade de 0 a 5 anos é muito importante para desenvolver intelectual e emocional
A educação infantil faz parte desse processo nela há os estímulos e a convivência, a socialização e interação com outras das crianças o que é muito importante para o seu desenvolvimento emocional, cognitivos e intelectual. Para que esse desenvolvimento seja pleno é necessário um ambiente acolhedor, interativo, divertido e com atividades direcionadas e pensadas para favorecer o seu processo.
Na Educação infantil, o brincar faz parte deste estimulo de aprendizagem, o bebê aprende por estímulos e brincadeiras, desde uma brincadeira de assoprar os dedos da mãe que já desperta a sensibilidade tátil, por isso e tão importante estes estímulos por experiências, que transformam a aprendizagem em conhecimento.
Na escola as experiências e o aprendizado acontecem, com as intervenções pedagógicas necessárias. Nesse processo o grande aliado em sala de aula é próprio espaço, no chão da sala encontramos diversas possibilidades de atividades, como as atividades direcionadas para desenvolvimento motores, rolar, engatinhar, pular, deitar de bruços, vencer os obstáculos, circuitos e todas as atividades que ajudam no fortalecelimento da musculatura das crianças, instigando a curiosidade e a desenvolvimento para a resolução de problemas, trabalhando também, a sensibilidades e lidar com as frustrações. Brincadeiras de roda musicalização a simples conversa entre professor/aluno e aluno/ aluno promovem a socialização, a interação,a comunicação e cuidado com o próximo,
Na educação infantil, mas propriamente no berçário as atividades podem parecer simples aos olhos de um adulto mas para as crianças elas tem um grande significado, por mais que se direcione ao berçário o cuidar e educar em sala de aula estamos formando e transformando pessoas com conhecimento responsáveis e desenvolvendo suas pontecialidades, formando seres humanos capazes de conviver em sociedade.
Sempre devemos nos lembrar da nossa postura diante das crianças, pois elas aprendem por repetição e observam atentamente todas as atitudes dos adultos que os cercam.
Comentários
Postar um comentário