Projeto- Trilha das palavras
AUTORA
Adriane Aparecida Alves, 2º ano
ORIENTAÇÃO
Amanda Weridyana Uller
Durante o início do 3° bimestre os alunos do 2° ano do Colégio Integração desenvolveram uma atividade para trabalhar com as palavras de forma prazerosa e divertida.
Foi desenvolvido com os estudantes a atividade trilha das palavras, onde foi explorado o quadro negro para realizar a prática.
Nessa atividade a professora disponibilizou no quadro uma trilha com vários papeis coloridos, onde cada aluno por vez deveria seguir a trilha e responder a charada que estava descrito no papel. Após ler à questão e responde-la o aluno deveria escrever a resposta no papel e os estudantes que estavam em sala deveriam anotar a palavra no caderno de português.
Essa atividade foi realizada no período de duas aulas de português com duração de 50 minutos cada uma, para que todos os alunos pudessem participar.
Desenvolvimento da atividade
Durante nossas aulas de português trabalhamos de várias formas as atividades em sala, os alunos do 2° ano estão no processo de alfabetização e é importante trabalhar de forma lúdica com os alunos os conteúdos.
Para iniciar os conteúdos do 3° bimestre foi pensado em trabalhar um auto- ditado com os estudantes de maneira diferente. Então foi desenvolvido a atividade Trilha das palavras. Com essa prática o professor poderia observar em qual nível de escrita cada aluno se encontra.
Essa atividade aconteceu em uma aula geminada de português, onde a professora montou uma trilha no quadro com vários papéis coloridos para chamar a atenção dos estudantes.
Seguindo a ordem alfabética a professora foi chamando um aluno por vez para seguir a trilha.
Os alunos deveriam pegar o papel do quadro entregar ao seu professor para ler a charada que estava descrita nele. As alternativas eram do tipo: “descreva uma cor que começa com a letra A”, “ qual sua fruta favorita?”, entre outras. Após o aluno responder a charada o mesmo deveria escrever a resposta no papel e pedir aos colegas que escrevessem a resposta em seu caderno.
A atividade teve como objetivo trabalhar o nível de escrita dos estudantes, onde alguns alunos não apresentaram dificuldade para realizar a escrita das palavras e outros necessitaram de auxílio para desenvolve-la.
Os alunos gostaram muito da atividade, pois puderam aprender brincando, sem se tornar um exercício maçante e cansativo.
Nessa atividade pode-se trabalhar vários fatores com os alunos, a criatividade, o nível de escrita, o trabalho em equipe, entre outros. Os objetivos da atividade foram alcançados, pois pode-se perceber em qual nível alfabético cada aluno está, para assim buscar novas estratégias para melhorar o aprendizado dos alunos.
Relato da professora:
Essa atividade foi pensada para avaliar os níveis de escrita dos meus alunos. Como estamos no 2° semestre do ano é importante realizar atividades de sondagem para avaliar o quanto os alunos avançaram no período.
As crianças gostam muito de atividade diferente, onde eles são os protagonistas e estão livres para realizar a atividade sozinhos.
Durante a realização da atividade fiz algumas intervenções pois alguns alunos se sentem inseguros para escrever sozinhos, por isso é importante acontecer o estímulo na hora das atividades.
Com o resultado dessa atividade, pode se obter resultados positivos, pois foi um exercício onde juntou a prática e a brincadeira. Sendo assim, despertando nos estudantes a vontade de aprender.
Adriane Aparecida Alves, 2º ano
ORIENTAÇÃO
Amanda Weridyana Uller
Durante o início do 3° bimestre os alunos do 2° ano do Colégio Integração desenvolveram uma atividade para trabalhar com as palavras de forma prazerosa e divertida.
Foi desenvolvido com os estudantes a atividade trilha das palavras, onde foi explorado o quadro negro para realizar a prática.
Nessa atividade a professora disponibilizou no quadro uma trilha com vários papeis coloridos, onde cada aluno por vez deveria seguir a trilha e responder a charada que estava descrito no papel. Após ler à questão e responde-la o aluno deveria escrever a resposta no papel e os estudantes que estavam em sala deveriam anotar a palavra no caderno de português.
Essa atividade foi realizada no período de duas aulas de português com duração de 50 minutos cada uma, para que todos os alunos pudessem participar.
Desenvolvimento da atividade
Durante nossas aulas de português trabalhamos de várias formas as atividades em sala, os alunos do 2° ano estão no processo de alfabetização e é importante trabalhar de forma lúdica com os alunos os conteúdos.
Para iniciar os conteúdos do 3° bimestre foi pensado em trabalhar um auto- ditado com os estudantes de maneira diferente. Então foi desenvolvido a atividade Trilha das palavras. Com essa prática o professor poderia observar em qual nível de escrita cada aluno se encontra.
Essa atividade aconteceu em uma aula geminada de português, onde a professora montou uma trilha no quadro com vários papéis coloridos para chamar a atenção dos estudantes.
Seguindo a ordem alfabética a professora foi chamando um aluno por vez para seguir a trilha.
Os alunos deveriam pegar o papel do quadro entregar ao seu professor para ler a charada que estava descrita nele. As alternativas eram do tipo: “descreva uma cor que começa com a letra A”, “ qual sua fruta favorita?”, entre outras. Após o aluno responder a charada o mesmo deveria escrever a resposta no papel e pedir aos colegas que escrevessem a resposta em seu caderno.
A atividade teve como objetivo trabalhar o nível de escrita dos estudantes, onde alguns alunos não apresentaram dificuldade para realizar a escrita das palavras e outros necessitaram de auxílio para desenvolve-la.
Os alunos gostaram muito da atividade, pois puderam aprender brincando, sem se tornar um exercício maçante e cansativo.
Nessa atividade pode-se trabalhar vários fatores com os alunos, a criatividade, o nível de escrita, o trabalho em equipe, entre outros. Os objetivos da atividade foram alcançados, pois pode-se perceber em qual nível alfabético cada aluno está, para assim buscar novas estratégias para melhorar o aprendizado dos alunos.
Relato da professora:
Essa atividade foi pensada para avaliar os níveis de escrita dos meus alunos. Como estamos no 2° semestre do ano é importante realizar atividades de sondagem para avaliar o quanto os alunos avançaram no período.
As crianças gostam muito de atividade diferente, onde eles são os protagonistas e estão livres para realizar a atividade sozinhos.
Durante a realização da atividade fiz algumas intervenções pois alguns alunos se sentem inseguros para escrever sozinhos, por isso é importante acontecer o estímulo na hora das atividades.
Com o resultado dessa atividade, pode se obter resultados positivos, pois foi um exercício onde juntou a prática e a brincadeira. Sendo assim, despertando nos estudantes a vontade de aprender.
Comentários
Postar um comentário