Postagens

Boliche dos Números

Imagem
Autora: coordenadora pedagógica Amanda Weridyana Uller. A Educação Infantil, etapa obrigatória a partir dos quatro anos de idade, tem fundamental importância para desenvolver nas crianças a prontidão para a alfabetização, trabalhando com atividades que forneçam os mais variados estímulos para aprimorar a coordenação motora fina e grossa, aperfeiçoar a imaginação com a contação de histórias, ampliar o ambiente lúdico com as diversas brincadeiras, propiciar a experimentação e descobertas que provoquem a curiosidade e criatividade, desenvolver e estimular o aumento das capacidades e potencialidades sociais, físicas, cognitivas e emocionais.

NOTÍCIA PRÁTICA EM LABORATÓRIO

Imagem
Autor: coordenador pedagógico Tiago Augusto Barbosa. Diante de uma contextualização transversal de conhecimentos, aliando várias componentes curriculares a partir da Química,os alunos da 1ª Série do Ensino Médio acompanharam a aula de em laboratório, sob supervisão do professor Rodrigo Costa. Como objetivo central da atividade, o professor orientou os alunos a conferirem como se dá a separação de misturas, a partir de um contexto prático, com a determinação da quantidade de etanol presente na gasolina.

Folclore

Imagem
Texto da coordenadora Amanda Weridyana Uller. Na semana do dia 20 de agosto, foram realizadas atividades relacionadas ao folclore, que é comemorado no dia 22 de agosto. O projeto inclui todas as turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e foi elaborado pela Coordenação Pedagógica e a Coordenação de Educação Física. A palavra folclore tem origem no inglês e significa sabedoria/conhecimento popular. Este é o conjunto de tradições, culturas, costumes, danças, cantigas e músicas, festas, literaturas (lendas), mitos e provérbios, representando uma identidade de um povo. O folclore brasileiro é extremamente rico e seu conjunto se expressa em todas as regiões.  As turmas da educação infantil tiveram a contação de histórias – lendas e parlendas na sala de aula e depois produziram cartazes enfeitados com materiais diversos, dos seus personagens. Desta forma, trabalhando a imaginação, criatividade, coordenação motora e as cores.   O Ensino Fundamental I elaborou ...

NBPG x Fênix Cajazeiras

Imagem
Relatos: Professor Vacir Martins Junior Professora Jessica Prestes da Silva Coordenadora Edna Franciely Araújo Alves Na noite do dia 09 de agosto de 2018, os alunos do Fundamental II do Colégio Integração fizeram-se presentes no ginásio Borell Du Vernay, acompanhados pelos professores Jéssica e Junior de Educação Física, para prestigiarem uma disputa de basquete entre as equipes NBPG X FÊNIX CAJAZEIRAS, que almejavam o título da Super Copa Brasil. A noite foi de alegria para os alunos que estavam torcendo pelo NBPG, que venceu pelo placar de 99 á 51. Ao final do campeonato a equipe NBPG ficou com o título da Super Copa, garantindo a vaga para série ouro do basquete nacional.  Todos os alunos do Fundamental II foram convidados a participar da atividade, sendo que a responsabilidade de levar os alunos até o ginásio era do responsável. Mesmo sendo fora do horário de aula à presença dos alunos foi de muita importância, já que o conteúdo do terceiro bimestre de Educação Física ...

Arquitetura

Imagem
Texto da professora Mislaine Jansen. Durante as aulas de Artes os alunos do 5°ano, do Colégio Integração, realizaram estudos sobre arquitetura, com o auxílio de seus materiais didáticos puderam estar observando imagens e relatando sobre diversas construções, sendo elas moradias, estabelecimentos comerciais, patrimônios históricos, igrejas, etc.  Para aproximar da realidade diária dos alunos, foi sugerido um estudo mais aprofundado de suas moradias, onde estiverem explorando o formato delas, os cômodos e todas as maneiras em como elas podem ser observadas, sendo assim, realizaram uma atividade prática, na qual, construíram uma maquete representando os cômodos da casa, organização e distribuição dos móveis. Além da oportunidade  em ter uma proximidade com a arquitetura, puderam "usar e abusar" da criatividade.