Postagens

POP IT da leitura

Imagem
Professora Elena Maria Dombrovski, Coordenação Amanda Weridyana Uller, 1º ano Fundamental I. Colégio Integração Os alunos do 1º ano do Colégio Integração, na cidade de Ponta Grossa, desenvolveram durante o primeiro bimestre do ano letivo de 2023, atividades lúdicas sobre a importância do estímulo a leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. A atividade teve início com a retomada de revisão das letras já aprendidas, destacamos as vogais e em seguida as consoantes, na sequência a junção dessas letras mesmas formando assim a família silábica. Desta forma, iniciamos a atividade com a professora escrevendo na lousa as famílias silábicas já aprendidas durante o ano, juntamente com a ajuda oral dos alunos. Em seguida, utilizamos balões / bexigas com pequenos papeis colocados dentro deles. Nesses bilhetinhos estavam escrito algumas sílabas. Na sequencia a professora colou-os com fita adesiva no quadro, em seguida cada aluno escolhia um colega e estourava um balão e tinha que falar q...

Movimento de Translação e Rotação

Imagem
Professora Audinéia Aparecida Wojciechowski, Coordenadora Amanda Weridyana Uller, 4º ano A e B. Colégio Integração. Para que a aula de geografia não ficasse apenas na metodologia tradicional utilizamos da confecção de um material auxiliar sobre o assunto que iríamos estudar. O primeiro passo foi trabalhar sobre o conteúdo para que todas as crianças ficassem conhecendo sobre a parte teórica, com a leitura de todo o conteúdo oferecido na apostila. A explicação sobre o que são os Movimentos que a Terra realiza denominados de Movimento de Rotação e Translação, como se dá cada movimento. Além disso, foi possível compreender que o dia e a noite, são originados pelo movimento de rotação, e, as estações do ano (verão, inverno, outono e primavera) são resultados do movimento de translação. Desta forma foi possível também aproveitar o assunto para revisamos os meses do ano (janeiro, fevereiro, março ...). Após o termino da leitura do material escrito, foi a hora de colocar a “mão na massa” e c...

A máquina de calcular: aprendendo a matemática por meio da diversão com recursos didáticos.

Imagem
AUTORA Professora Elena Maria Dombrovski Orientação: Amanda Weridyana Uller A matemática tornou-se atraente para os alunos do primeiro ano do fundamental I, isso ocorreu de uma maneira eficaz, divertida e criativa no processo de ensino aprendizagem com as operações matemática básicas de soma e subtração.

UTILIZAÇÃO DE PLANTAS E ANIMAIS REGIONAIS PARA A CRIAÇÃO DE DESENHOS CIENTIFICOS

Imagem
AUTOR Professor: Leonardo Maczenski Neto Orientação: Amanda Weridyana Uller As aulas sobre cadeias e teias alimentares mostram aos alunos como os seres vivos se organizam na natureza, um se alimentando do outro. É muito comum utilizar plantas e animais das savanas africanas, do pantanal brasileiro, e muitas vezes, a riquíssima fauna e flora dos Campos Gerais é deixada de lado. Os desenhos científicos são ferramentas muito utilizados pelos pesquisadores dentro das ciências, pela sua riqueza em detalhes, várias vezes, superando até mesmo as fotografias. Estes artistas fazem uso principalmente de papel e lápis, pela sua facilidade de transporte e as obras podem ser criadas dentro da floresta, ou seja, sem necessidade de retirar a planta ou animal de seu habitat, contribuindo para a conservação e o respeito a essas espécies.

Trabalho com músicas no ensino de inglês (do maternal I ao pré II)

Imagem
AUTORA Professor Nicholas Rosa Coordenadora: Amanda W. Uller. Desenvolvimento das atividades No ensino de idiomas para a educação infantil, há constante busca por atividades que facilitem o engajamento dos alunos com os conteúdos. Tratando-se do ensino de inglês especificamente, há grande variedade de músicas que não só envolvem vocabulário básico, mas também estão presentes no quotidiano de grande parte das crianças nas versões traduzidas ou até mesmo no próprio inglês. Esse reconhecimento daquilo que é familiar ajuda no estímulo para o desenvolvimento das atividades, o que por sua vez também estimula aqueles que talvez não conheciam as canções, e agora querem participar do que está acontecendo em sala de aula.

Família e escola construindo o conhecimento sobre as formas geométricas.

Imagem
AUTORAS Jennifer Custódio e Letícia Mainardes. Professoras Colégio Integração, Pré I A e B. Orientação: Amanda Weridyana Uller. A participação da família no processo educacional é muito importante, pois a construção em conjunto se torna algo muito significativo para o aluno e isso faz com que ele chegue mais facilmente até a aprendizagem, além disso, contribui despertando o interesse, a motivação e os deixa mais seguros para ir em busca do conhecimento, quando a escola e família caminham juntas a aprendizagem flui melhor chegando assim ao desenvolvimento pleno. Sabendo disso, para introduzir o conhecimento sobre as figuras geométricas as turmas do Pré 1 A e B do Colégio Integração, construíram um robô utilizando materiais recicláveis os quais deveriam conter formas geométricas em seu corpo, essa construção ocorreu em casa como forma de tarefa, sendo necessário o auxílio das famílias. Já na escola, primeiramente, foi feito uma exposição em sala de aula, após isso, cada aluno pode contar...

Projeto Integra+Respeito

Imagem
AUTORA Aluna Manuela Louise Wisbiski Professora Tatiana Cristina Machado Coordenador Tiago Augusto Barbosa Coordenadora Edna Francieli Araujo Alves Delgado Na época presente, tem-se discutido muito acerca da inegável necessidade de projetos e organizações sociais objetivos ligados à crise sanitária que instaurou-se, principalmente, sobre a dignidade menstrual. A falta de acesso a absorventes e produtos de higiene por pessoas que necessitam é um reflexo de tal crise, que, lamentavelmente, assola a camada da população a qual por vezes não tem oportunidade de obtê-los. Por sua vez, essa escassez torna mais árdua do que deveria uma situação tão normal e vivenciada, que deveria ser tratada, vista e vivida com a estabilidade que, infelizmente, não é.